*Dica - Convém dar o maior numero de voltas possível de forma a ser capaz de fazer tempos consistentes com o setup standard. Caso contrario qualquer melhoria de tempo vai ser incorrectamente associada as alterações ‘’apressadas’’ na afinação quando na verdade se deve ao facto de conhecermos melhor a pista.
Na suspensão existem 5 parâmetros a ter em conta sendo eles:
Spring Rate Slow Rebound Fast Rebound Slow Bump Fast Bump
A diferença entre Slow e fast é que Slow aplica-se as tranferencias de peso devido a inputs por parte do jogador. (travar, acelarar, etc)
Do lado esquero é possivel ver um amortecedor.
Para afinar a suspensção é necessario saber distinguir 2 coisas importantes. O Tubo interior que contem entre outras coisas o pistão e o oleo, e a mola amarela visivel na parte exterior.
Bump e Rebound afectam o tubo interior (as viscosidades dos oleos).
Spring rate refere-se a mola amarela.
As afinações nos exemplos em baixo (Travagem e Aceleração) estão sempre aos pares (alterar bump dianteiro e rebound traseiro), isso é preferencia pessoal. Podem pegar nos prencipios e ajustar apenas um.
TRAVAGEM
*Entrada em curva e desaceleração até ao apex da curva ("meio" da curva)*
Os parametros que afectam a travagem e a entrada em curva até ao apex sao: Slow Bump Slow Rebound
Se o carro estiver demasiado solto (perder a traseira) é necessario diminuir o Slow Rebound traseiro e aumentar o Slow bump dianteiro, de forma a impedir a transferências de peso para a frente.
Se o carro estiver demasiado preso (sair de frente) é necessario diminuir o Slow Bump dianteiro e aumentar o Slow Rebound traseiro, de forma a aumentar a transferencia de peso para a frente.
ACELERAÇÃO
*Saida da curva em aceleração desde o apex.
Os parametros que afectam a saida da curva em acelaração sao: Slow Rebound
Se o carro estiver demasiado solto (perder a traseira) é necessario aumentar o Slow Rebound dianteiro e diminuir o Slow bump traseiro de forma a aumentar a transferências de peso para a tras
Se o carro estiver demasiado preso (sair de frente) é necessario aumentar o Slow Bump traseiro e diminuir o Slow Rebound dianteiro, de forma a diminuir a transferencia de peso para a tras.
Spring Rate
*aqui é a força da mola mesmo.*
O ideial sera valores o mais baixo possivel sem que o carro bata no chão. O carro deve ter Taxas/Velocidades de compressão iguais a frente e atras. não necessariamente os mesmos valores no setup. Posso ter um valor maior a frente e ter a frente mais mole que a traseira até pq o peso do carro/motor/etc tem inlfuencia.
Exemplo pratico: Lambo dos edurance - preciso de ter +/- um valor de mais 50 no spring rate traseiro de forma a ter uma taxa/velocidade de compressão iguai ao da frente.
Nesta parte torna-se um pouco mais dificil a afinação pq das duas uma... ou a afinação é feita por -feel- ou usando o Motec. Regra geral: o lado que for mais mole vai ter mais aderencia, o ideal é ter o carro neutro.
Ter em conta
O que acontece em travagem - O carro transfere o peso para a frente comprimindo as molas dianteias (slow bump) e estendendo as molas traseiras (slow rebound). Valores maiores/menores afectam viscosidade do oleo alterando as suas propriedades. Caso seja um valor alto o oleo vai ser demasiado espesso fazendo com que seja preciso mais força para comprimir as molas, o contrario tb se aplica, pouco espesso faz com que seja preciso mto pouca força para comprimir as molas.
Se o carro sair de frente em travagem é necessario aumentar a viscosidade do oleo na traseira (Slow Rebound) de forma a que seja preciso mais força para estender as molas fazendo com que o pneu perca aderência visto que o carro tem o seu peso na frente e o pneu n esta a ser capaz de se manter em contacto com a estrada. Diminuindo a viscosidade do oleo a frente (Slow Bump) faz com que as molas comprimam com maior facilidade aumentando assim a transferencia de peso para a frente.
Os mesmos prencipios de Compressão e viscosidade do oleo também se aplicam na aceleração.
Basicamente: Aumentando a transferencia de peso para tras = mais aderencia nas rodas traseiras fazendo com que o carro tenha tendencia a sair de frente. Diminuindo a transferencia de peso faz com que as rodas traseiras perca aderencia fazendo com que o carro saia de traseira.
Notas finais
O que faço eu para afinar o carro ?
Antes de mais meto o spring rate no minimo e vou subindo ate que o carro deixe de bater no chao.
Afino a travagem para a curva de forma a conseguir consistencia e segurança nas curvas, de seguida afino a saida da curva.
No final dou atenção novamente ao spring rate para me certificar que o carro n bate no chao, mas tb n esta muito alto. Por noma bater uma unica vez é aceitavel para mim.
É preciso ter em conta que isto é o meu metodo de afinação. Outras pessoas podem ter maneiras diferentes de fazer as coisas.
Comentem e deixem sugestões, se acharam que foi util ou não. Se existir a necessidade posso falar da proxima vez no camber e pressão dos pneus.
-- Edited by Jorge Alonso on Monday 10th of September 2012 01:15:48 PM