O camber é a relação do pneu ao piso e mede-se em graus. Afecta principalmente o comportamento do carro em curva dando mais estabilidade se for bem afinado.
imaginemos o seguinte cenario: Um carro em curva para a esquerda tendo o camber a 0 graus (fig 1). Em recta a totalidade do pneu está em contacto com o piso, mas na curva o pneu vai ter tendência para deformar fazendo com que apenas uma pequena parte da superfície do pneu esteja em contacto com o piso. Neste caso a parte exterior do pneu vai estar sob pressão aumentando significativamente a temperatura em relação ao meio e ao interior do pneu. (fig 4).
Uma forma de evitar o cenário anterior é aumentar negativamente o camber para que quando o pneu deforme em curva a inclinação de -5 graus compense a tendência do pneu em deformar fazendo com que a totalidade do pneu entre em contacto com o piso.
Já devem ter chegado a conclusão que uma maneira fácil para ajustar o camber é através das temperaturas do pneu (exterior, meio, interior). O ideal é uma variação de 10 graus entre o interior e o exterior, sendo que o meio deve estar entre os dois. Ou seja se o interior tiver 105 graus o exterior deve ter 95 graus e o meio 100 graus. (95,100,105). Se a diferença entre o interior e o exterior for maior que 10 graus então temos demasiado camber negativo.
Ao ajustar o camber temos quase obrigatoriamente de ajustar a pressão do pneu também de forma a conseguir as temperaturas desejadas.
*Dica - Se o meio do pneu tiver temperatura acima da temperatura do INTERIOR então temos demasiada pressão.
Se o meio do pneu tiver temperatura abaixo da temperatura do EXTERIOR do pneu então temos pouca pressão.
Notas Finais Pessoalmente ajusto sempre em primeiro lugar o camber para tentar encontrar as variações de temperatura desejadas, neste primeiro passo apenas me interessa a temperatura do interior e do exterior. Aumento em incrementos de 0.5 graus de cada vez. Assim que encontro as temperaturas do interior e exterior pretendidas é altura de ajustar a pressão para afinar a temperatura do meio.
Para aceder as temperaturas existem 2 maneiras, o próprio rfactor ou o Motec. Pessoalmente uso o Motec (pq tb o uso para outros jogos de carros) mas o rfactor1 é relativamente facil de ajustar camber/pressao dos pneus por isso basta irem a GARAGEM e depois SUSPENSÃO e ai estão as temperaturas. Convem sempre fazerem umas 4 ou 5 voltas em pista sem grandes derrapagens ou saídas de pista de forma a terem uma leitura fiável.
fig2
fig3
fig4
Aqui está o que eu faço para ajustar o camber e a pressão dos pneus. Alguma duvida, sugestão ou ideias sao bem vindas.